LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA
O que é a Leishmaniose?
A Leishmaniose é uma doença infecciosa, não contagiosa. Ela necessita de um hospedeiro vertebrado como por exemplo, os cães e humanos. O vetor desta doença é o mosquito palha, cujo nome científico é Lutzomyia longipalpis. Ela pode ser confundida em humanos, com o lúpus, com a escabiose e com a demodiciose.
Como ocorre a contração?
A sua contração se dá por meio da picada do mosquito palha ou pode ocorrer contração no momento do parto, momento este em que ocorre uma transmissão vertical e todos os filhotes nascem infectados.
Quais são os sintomas em cães?
É bem perceptível alterações dermatológicas, conjuntivite, onicogrifose, que é o crescimento exacerbado das unhas, sangramentos do nariz, formação de nódulos com dermatite na cabeça e orelhas, emagrecimento e aumento do baço e do fígado.
Quais são os meios de diagnóstico?
O diagnóstico pode ser realizado de diversas maneiras, como por exemplo o clínico; o diagnóstico epidemiológico para saber de onde veio o animal; o sorológico em que são realizados o diagnostico por meio de teste sorológico, sendo imunomatográfico ou de imunofluorescência; pode ser também parasitológico em que fazem uma pulsão de linfonodo; e também o molecular em o mais conhecido é o PCR.
Como devo prevenir meu animalzinho?
A prevenção neste caso, é com o uso de inseticidas e repelentes, sendo aconselhável também o uso de coleiras repelentes.
CURIOSIDADES SOBRE O VETOR:
- O mosquito palha possui forma amastigota;
- Possui aproximadamente 3mm;
- Precisa de 5 a 7 dias para virar infectante;
- Possui comportamento saltitante;
- Só as fêmeas picam, pois necessitam de sangue para a maturação dos ovos;
- É perigoso no entardecer;
- Seu habitat natural era rural e silvestre, mas com o tempo se adaptou à áreas urbanas.
Comentários
Postar um comentário