ESPOROTRICOSE

O que é a Esporotricose?
É uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida por animais aos humanos, sendo uma micose profunda. É ocasionada por fungo, o Sporothrix schenckii, que possui variações. Também é conhecida como doença do jardineiro ou mesmo doença da roseira.

Quais são as suas variações?
As suas variações dividem-se em cutânea, cutânea linfática e disseminada. A cutânea contém vários nódulos individuais. Já a cutânea linfática a infecção progride e afeta além da pele, afetando o sistema linfático. E por fim, a Disseminada que afeta o organismo como um todo. 

Como ocorre a contração?
A sua contração ocorre através de arranhões, contato traumático e contato com lesões. 


Quais são os sintomas? 
Os sintomas que podem ser observados, são eles, nódulos firmes, áreas de alopecia, que são regiões do corpo com ausência de pelo, ulceras no tronco, cabeça e orelhas. Quando a doença é disseminada, há outros sinais clínicos que podem ser apresentados, conforme os sistemas vão sendo afetados.

Quais são os meios de diagnóstico? 
O diagnóstico pode ser realizado por meio de citologia por esfregaço direto, impressão, raspado cutâneo e biópsia. 

Qual é o tratamento realizado?
O tratamento realizado é simples e prolongado, fazendo-se uso de iodeto de potássio e Itraconazol, sendo o mais comum e utilizado no tratamento. 

Como devo prevenir meu animalzinho?
Como não há uma vacina desenvolvida recentemente, o ideal é evitar contato direto com a pele lesionada do animal, o isolamento do mesmo pode ajudar no tratamento e avita assim, conflitos com outros animais que podem ser contaminados pelo contaminante. Caso o animal venha à óbito ele deve ser cremado, visto que é uma doença originada de um fungo que irá se espalhar e se disseminar, aumentando as chances de que mais animais e pessoas contraiam, tendo em mente que se trata de uma zoonose. 

CURIOSIDADE

Ainda não se sabe até o momento o real motivo de os gatos serem tão suscetíveis a terem esporotricose, ficando fracos diante da doença e em muitos casos vêm à óbito por não receberem o tratamento adequado. 















Comentários

Postagens mais visitadas