5 VALORES QUE AS CRIANÇAS 
APRENDEM CONVIVENDO COM GATOS

1-Responsabilidade: Nós, gatos, como todos os bichinhos domésticos, precisamos de cuidados específicos diários. Ao ensinar a criança sobre as nossas necessidades básicas e a importância de secá-las diariamente, ela aprende a ser responsável e atenciosa. Dar alimento e brincar conosco são algumas atividades que vocês já conhecem, mas são várias as formas de permitir que a criança participe ativamente, e , sem nem perceber, aprenda lições que jamais esquecerá, com um adulto avaliando sempre se a criança já tem idade e maturidade suficiente para executar a tarefa.

2-Empatia e compaixão: Há diversas pesquisas que mostram alta demonstração de empatia em crianças que convivem com bichinhos de estimação, e isso se deve em parte porque, para se comunicar conosco, os humanos precisam prestar atenção nos nossos sinais não verbais (nem todos os gatos falam como eu!) e se importar o suficiente para tentar nos entender.

3-Respeito: Estudos comprovam que um pet na família ajuda a criança a respeitar as diferenças. Enquanto ela vai conhecendo seu gatinho, este vai mostrando suas particularidades, e o relacionamento se aprofundam. Tratar-nos com cuidado, respeitar nosso sono e personalidade é um perfeito treinamento para a vida adulta e essas lições cooperam para que a criança desenvolva relacionamentos saudáveis no futuro.

4-Paciência: Ninguém fica amigo de uma hora pra outra, não é mesmo? O mesmo funciona conosco. Eu mesmo confesso que não sou muito chegado em conhecer gente nova, estou feliz com meus humanos, mas sei que com um pouco de paciência é possível desenvolver laços afetivos. O importante é ensinar a criança que nós, felinos, não somos brinquedos que podem ser ligados ou desligados, nem possuímos um botão de “confiança instantânea”. Como qualquer relacionamento, a amizade entre humanos e gatos cresce com o envolvimento entre as partes, e por isso a criança vai aprender a ser paciente e “respeitar o tempo” dos outros.

5-Lealdade: “Estar presente”. Que excelente definição de lealdade, não é? Uma das coisas que cuidar de um gatinho lindo como eu ensina humanos é a estarem presentes.  Nós, gatos, cultivamos a nossa individualidade e apreciamos nossa liberdade, mas também somos afetuosos. Se agora queremos dar uma volta pelos telhados, (ou embaixo das camas), não se preocupe; já vamos voltar pro seu colo e pedir um carinho. Essa constância consola quando as crianças se sentem sozinha, mas mais do que isso, a ensina a retribuir a devoção que mostramos aos nossos humanos.

Para que haja uma interação saudável e afetuosa tanto para nós, quanto para as crianças, é necessário  que os adultos responsáveis estejam presente para explicar os limites felinos, educar seus filhos sobre como agir e conquistar. Crianças aprendem com exemplo, portanto, não basta encher a casa de gatos (embora eu agradeça a tentativa). É preciso criar um lar. Se os adultos da casa cuidam de nós com dignidade, respeito e amor, as crianças vão nos ver como seres maravilhosos peculiares que somos. Nós gatos, temos muitas similaridades com humanos e por isso, ao aprender a interagir conosco, vocês aprendem a interagir entre vocês também. Vamos construir um mundo melhor? Juntos, sei que conseguiremos!




Comentários

Postagens mais visitadas